Dores musculares e dores são comuns e podem envolver mais de um músculo. A dor muscular pode também envolver os ligamentos, tendões, fáscias, e tecidos moles que ligam músculos, ossos e órgãos.

 

A dor muscular encontra-se fortemente relacionada à tensão, ao uso excessivo ou a lesões musculares resultantes do exercício ou do trabalho fisicamente exigente. Nestas situações, a dor tende a envolver os músculos e inicia-se durante ou logo após a atividade. Geralmente é óbvio que a atividade está causando a dor.

 

A dor muscular pode ainda ser um sinal de transtornos que afetam o organismo, tais como: determinadas infeções (incluindo a gripe) e distúrbios que afetam os tecidos conjuntivos em todo o corpo (tais como o lúpus).

 

As causas mais comuns da dor muscular resultam de lesões ou traumas, incluindo entorses e distensões, do uso excessivo e repetitivo de um ou mais músculos, da tensão e stress físico. Determinadas doenças como a fibromialgia, o lúpus eritematoso, a dermatomiosite, a polimialgia reumática provocam tensões nos músculos e tecidos moles circundantes, dificuldades de sono, fadiga e dores musculares, dores de cabeça. Alguns medicamentos como as estatinas (medicamentos para baixar o colestrol), os inibidores da ECA (para reduzir a pressão arterial) podem estar associados igualmente à dor muscular.

PREVENÇÃO

• Aqueça-se antes do exercício.

• Alongar antes e após o exercício.

• Beba muitos líquidos antes, durante e após o exercício.

• Caso trabalhe na mesma posição a maior parte do dia (como  estar sentado em frente a um computador), deve esticar os membros, pelo menos a cada hora.

Dores musculares são comuns e podem envolver mais do que um músculo

CUIDADOS A TER

Para a dor muscular por excesso de uso ou lesão recomenda-se repouso; ingestão de paracetamol ou ibuprofeno; Aplicar gelo pela primeira 24-72 horas de uma lesão para reduzir a dor e inflamação. Depois disso, o calor, muitas vezes sente-se mais suave.

 

Dores musculares por excesso de uso e fibromialgia costumam responder bem à massagem, a suaves exercícios de alongamento e repouso.

 

O exercício regular pode ajudar a restaurar o tónus muscular adequado. As caminhadas, ciclismo e natação são boas atividades aeróbicas para tentar. Reduzir o stress, relaxar  e dormir as horas necessárias.

1/9