Pela mera visualização dos conteúdos deste site não se estabelece entre o utilizador e a Osteopatiasaúde, qualquer relação profissional.
Assim, a Osteiopatiasaúde declina toda a responsabilidade caso algum utilizador deste site não considere o respectivo conteúdo como acima especificado.
A reprodução de parte ou de todo o conteúdo do presente site por qualquer forma, seja em papel, meio electrónico ou outro, para efeitos não individuais e particulares, nomeadamente para efeitos da sua divulgação ou utilização comercial, inclusão em obra ou publicação, é expressamente proibida.
É igualmente proibida a utilização de imagens de pessoas exibidas no site. As referidas imagens são propriedade da Osteopatiasaúde ou usadas com a sua autorização, pelo que qualquer uso não autorizado das imagens pode violar a legislação vigente.
Este site contém links para outros sites. A Osteopatiasaúde não é responsável pelos conteúdos destes últimos, nomeadamente pela sua conformidade no que toca à protecção de dados pessoais, direitos de autor e outros.
Data última actualização: Setembro 2019
Termos de Utilização
OSTEOPATIASAÚDE
Ligue já: 965 436 941 217 967 889
"A dor é inevitável,
O sofrimento é opcional"
Carlos Drummond de Andrade
Descubra o que a osteopatia pode fazer por si, ligue-nos agora
Dores musculares são comuns e podem envolver mais do que um músculo
Dores musculares e dores são comuns e podem envolver mais de um músculo. A dor muscular pode também envolver os ligamentos, tendões, fáscias, e tecidos moles que ligam músculos, ossos e órgãos.
A dor muscular encontra-se fortemente relacionada à tensão, ao uso excessivo ou a lesões musculares resultantes do exercício ou do trabalho fisicamente exigente. Nestas situações, a dor tende a envolver os músculos e inicia-se durante ou logo após a atividade. Geralmente é óbvio que a atividade está causando a dor.
A dor muscular pode ainda ser um sinal de transtornos que afetam o organismo, tais como: determinadas infeções (incluindo a gripe) e distúrbios que afetam os tecidos conjuntivos em todo o corpo (tais como o lúpus).
As causas mais comuns da dor muscular resultam de lesões ou traumas, incluindo entorses e distensões, do uso excessivo e repetitivo de um ou mais músculos, da tensão e stress físico. Determinadas doenças como a fibromialgia, o lúpus eritematoso, a dermatomiosite, a polimialgia reumática provocam tensões nos músculos e tecidos moles circundantes, dificuldades de sono, fadiga e dores musculares, dores de cabeça. Alguns medicamentos como as estatinas (medicamentos para baixar o colestrol), os inibidores da ECA (para reduzir a pressão arterial) podem estar associados igualmente à dor muscular.
CUIDADOS A TER
Para a dor muscular por excesso de uso ou lesão recomenda-se repouso; ingestão de paracetamol ou ibuprofeno; Aplicar gelo pela primeira 24-72 horas de uma lesão para reduzir a dor e inflamação. Depois disso, o calor, muitas vezes sente-se mais suave.
Dores musculares por excesso de uso e fibromialgia costumam responder bem à massagem, a suaves exercícios de alongamento e repouso.
O exercício regular pode ajudar a restaurar o tónus muscular adequado. As caminhadas, ciclismo e natação são boas atividades aeróbicas para tentar. Reduzir o stress, relaxar e dormir as horas necessárias.
PREVENÇÃO
• Aqueça-se antes do exercício.
• Alongar antes e após o exercício.
• Beba muitos líquidos antes, durante e após o exercício.
• Caso trabalhe na mesma posição a maior parte do dia (como estar sentado em frente a um computador), deve esticar os membros, pelo menos a cada hora.
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
DORES NAS COSTAS ? Hérnias e protusões discais, ciáticas, lombalgias, dorsalgias, artroses ...
LESÕES PROVOCADAS PELO TRABALHO ? Má postura, stress, esforços repetitivos...
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
Prestamos cuidados de osteopatia ao domicílio na região da grande Lisboa.