Pela mera visualização dos conteúdos deste site não se estabelece entre o utilizador e a Osteopatiasaúde, qualquer relação profissional.

Assim, a Osteiopatiasaúde declina toda a responsabilidade caso algum utilizador deste site não considere o respectivo conteúdo como acima especificado.

A reprodução de parte ou de todo o conteúdo do presente site por qualquer forma, seja em papel, meio electrónico ou outro, para efeitos não individuais e particulares, nomeadamente para efeitos da sua divulgação ou utilização comercial, inclusão em obra ou publicação, é expressamente proibida.

​

É igualmente proibida a utilização de imagens de pessoas exibidas no site. As referidas imagens são propriedade da Osteopatiasaúde ou usadas com a sua autorização, pelo que qualquer uso não autorizado das imagens pode violar a legislação vigente.

Este site contém links para outros sites. A Osteopatiasaúde não é responsável pelos conteúdos destes últimos, nomeadamente pela sua conformidade no que toca à protecção de dados pessoais, direitos de autor e outros.

Data última actualização: Setembro 2019 

​

​

Termos de Utilização

OSTEOPATIA​SAÚDE

Ligue já:   965 436 941       217 967 889

ff3.jpg
shutterstock_281724074
shutterstock_102873242
dores de costas
Sinta-se melhor hoje
ff6.jpg

"A dor é inevitável,

O sofrimento é opcional"

Carlos Drummond de Andrade

 Descubra o que a osteopatia pode fazer por si, ligue-nos agora 

Advancecare novo
Advancecare novo
Multicare
Multicare
adse
adse
médis
médis
Medicare
Medicare
SamsQuadro
SamsQuadro
Serv Sociais da CGD
Serv Sociais da CGD
vitoria2.png
vitoria2.png
Liberty Seguros
Liberty Seguros
Allianz 2
Allianz 2
acp
acp
rna1.jpg
rna1.jpg
Advancecare novo
Advancecare novo
Multicare
Multicare
adse
adse
médis
médis
Medicare
Medicare
SamsQuadro
SamsQuadro
Serv Sociais da CGD
Serv Sociais da CGD
vitoria2.png
vitoria2.png
Liberty Seguros
Liberty Seguros
Allianz 2
Allianz 2
acp
acp
rna1.jpg
rna1.jpg
CONSULTÓRIO

Avª da República, n.º 44, 1º Dtº

1050-194   LISBOA

  • gg.png
  • 124797-matte-white-square-icon-business-phone-cell.png
  • Email+Logo+copy.png

217 967 889  ( 14H00 - 20H00)

965 436 941         916 676 103

consultas@osteopatiasaude.pt

OUTROS LOCAIS DE ATENDIMENTO
SIGA-NOS

LISBOA - AMADORA

HOSPITAL DA LUZ - Centro Clínico da Amadora

Praça Ernesto Melo Antunes, 1 

211 209 900

 

LISBOA

CLÍNICA DOUTOR PINTO COELHO

Edifício MALOCLINIC

Av. dos Combatentes, 43 - 3º piso

211 359 070

ALVERCA - VILA FRANCA DE XIRA

MALVACLINIC 

Praça Eng.º José Vaz Guedes, 10 -B 

219 576 207

 

SINTRA - MEM MARTINS

SALUS CARE

R. da Ria da Azenha

219 204 655

 

  • 127695-simple-black-square-icon-social-media-logos-facebook-logo.png
  • 127673-simple-black-square-icon-social-media-logos-blogger.png
  • google+.png
  • linkedin.png
Acordos e Convenções

As informações contidas neste site é apenas para fins de educação geral do paciente, e não pode ser invocado como um substituto para cuidados médicos profissionais. Consulte o seu próprio médico para avaliação e tratamento de sua condição específica.

​© Copyright 2014 OSTEOPATIASAUDE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

GELO E CALOR DE MODO ALTERNADO - (BANHO DE CONTRASTE)

Para determinadas partes do corpo, tais como os pés e mãos, recomenda-se o uso do frio e do calor de forma alternada. Esta alternância de vasodilatação e vasoconstrição facilita muito a drenagem do edema Para isso, basta preparamos duas bacias, uma com água quente a uma temperatura entre os 36-38º graus e outra com água gelada com vários cubos de gelo. Geralmente, inicia-se o processo com a água morna. Coloque os pés ou as mãos na água morna durante 15 a 20 segundos e a seguir coloque na água gelada durante 5 a 10 segundos. Retorne para água morna e repita esta operação até completar os 20 minutos. À medida que a água morna for esfriando acrescente com mais água quente.

Este processo pode ser feito diariamente.

 

INDICADO PARA:

  • Melhorar os edemas (inchaços) crónicos ou nos edemas residuais, mas pouco eficiente para evitar e tratar.

  • Este método é muito eficaz para as extremidades (mãos, punhos, tornozelos, pés), locais mais difíceis de tratamento do edema.

Gelo ou Calor - Como e quando devo usar ?

GELO

O gelo é a melhor opção para uma intervenção rápida e imediata para o combate das lesões em fase aguda, pois reduz o inchaço (edema) e diminui a dor. O gelo funciona como um vasoconstritor (faz com que os vasos sanguíneos se estreitam) limitando as hemorragias internas no local da lesão. O gelo diminui o metabolismo e a atividade tecidual, inclusive dos vasos e nervos provocando uma vasoconstrição o que faz com que a pele fique pálida (diminuição do fluxo de sangue). O uso do gelo também é útil no tratamento de algumas lesões por sobrecarga ou dor crónica em atletas. Um atleta que tem dor crónica no joelho e que agudiza-se após a execução pode necessitar de gelo na área lesada após cada corrida para reduzir ou prevenir a inflamação.

 

Nem todos os pacientes suportam bem o gelo, principalmente paciente mais idosos. Locais com protuberâncias ósseas salientes também são mais sensíveis ao gelo.

 

Para aplicação do gelo, embrulhe-o numa toalha ou use um pacote de ervilhas congeladas e coloque-o sobre a área afetada por períodos de 15 a 20 minutos e repetir este processo quantas vezes julgar necessário. Mas atenção: entre uma aplicação e outra deve-se respeitar um intervalo no mínimo 2 horas. Evite o uso por períodos mais prolongados, pois o gelo pode provocar queimaduras na pele. Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele, a pele deve estar protegida por um pano e o gelo deve estar dentro de um saco de plástico.

 

INDICADO PARA:

  • Traumas agudos ou pancadas musculares (contusões)

  • Lesões musculares e ligamentares (Tendinites, bursites, tenossinovites)

  • Entorses articulares, tais como: do punho e do tornozelo, luxações

  • Edemas e hematomas

  • Lombalgias agudas provocadas por hérnias e protusões discais

CALOR

O calor relaxa e alivia as dores. Mas não em todos os casos.

O calor é geralmente utilizado para as lesões crónicas que não têm a inflamação ou inchaço, funciona como um vasodilatador (faz com que os vasos sanguíneos se dilatam), promovendo uma melhor circulação sanguínea na região afetada, aumentando o metabolismo e o fluxo de sanguíneo contribuindo para uma melhor elasticidade dos tecidos permitindo maior mobilidade articular, principalmente em casos de rigidez pós-operatória.

 

O calor estimula a circulação sanguínea e por isso pode ser usado igualmente para relaxar músculos e diminuir dores musculares.

 

Porque o calor aumenta a circulação e aumenta a temperatura da pele, não se deve aplicar calor para lesões agudas ou lesões que mostram sinais de inflamação. Aplicar calor em períodos de 30 minutos e repetir este processo quantas vezes julgar necessário, respeitando o  intervalo de no mínimo 2 horas e usar camadas suficiente entre a pele e a fonte de aquecimento para impedir queimaduras.

 

O calor húmido é um método por excelência, uma vez que consegue atingir camadas mais profundas que o calor seco. Este método pode ser aplicado com recurso a uma toalha ligeiramente molhada aquecida no micro-ondas por 2 minutos e de seguida coloca-la na região lesada.

Em crises de dor, não aplique calor.

 

INDICADO PARA:

  • Contraturas e tensões musculares

  • Torcicolos

  • Dores crónicas da coluna vertebral

  • Doenças reumáticas

Uma pergunta que é muitas vezes suscitada pelos pacientes é - se deve aplicar gelo ou calor após uma lesão músculo-esquelética. Contudo, ainda há muitas discussões e controvérsias sobre o uso do gelo ou calor. Mas de uma forma geral, o gelo é o mais indicado para as primeiras 24/48H (na fase aguda da inflamação) e o calor para situações mais crónicas.

 

 

 

 

DORES NAS COSTAS ?
Hérnias e protusões discais, ciáticas, lombalgias, dorsalgias, artroses ...

LESÕES PROVOCADAS PELO TRABALHO ?
Má postura, stress, esforços repetitivos...

OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.

1/9

Prestamos cuidados de osteopatia ao domicílio na região da grande Lisboa.

Avaliação sumária do sistema músculo-esquelético do adolescente.

CONSULTA DE DIAGNÓSTICO
Avaliação Osteomuscular

1/3