Consulta de Diagnóstico *

A consulta de diagnóstico, consiste numa avaliação rigorosa e completa do sitema músculo-esquelético centrada numa abordagem osteopática sem qualquer custo e sem qualquer compromisso, com objectivo de identificar possiveis disfunções somáticas que perturbem o bom funcionamento do organismo para de seguida traçar um plano de tratamento no sentido de eliminar a dor evidenciada e contribuir para uma melhoria da mobilidade articular.

Em geral a consulta dura em média 30 minutos. É repartida entre a história clinica pormenorizada, realização de testes de despistagem, leitura e interpretação de exames  de diagnóstico complementar (laboratoriais ou de imagiologia), de modo a poder traçar um diagnóstico rigoroso e consequentemente capaz de planificar uma estratégia terapêutica dirigida à lesão manifestada pelo paciente.

Análises clinicas, EDC - exames de diagnóstico complementar: RX, TAC, ressonâncias magnéticas, ecografia das partes moles, eletromiogramas, densitometria óssea entre outros, revelam-se ferramentas imprescindíveis para o osteopata na elaboração e definição do diagnóstico final. Sempre que possui EDC, deverá leva-los para a consulta de diagnóstico.

 

Após identificada a disfunção  e transcrito o diagnóstico passamos à apresentação de um plano de tratamento osteopático adequado à situação. Não existe número limite de tratamentos, o resultado do mesmo dependerá essencialmente da natureza da lesão que se pretende corrigir bem como da capacidade de resposta por parte de cada paciente. No entanto, caso não se verificar qualquer resposta de melhoria do estado clinico do paciente ao fim de 3 a 4 sessões de tratamento, deve o osteopata reavaliar a situação e reestruturar uma nova abordagem, devendo ou não encaminhar o paciente para um outro especialista. 

* A consulta de Diagnóstico Gratuita só se aplica nas consultas realizadas no nosso consultório.

1/9