Depois dos 30 anos de idade, a maioria não faz exercício físico suficiente para manter a boa forma física.

A maioria das pessoas, especialmente as que ultrapassarm os 30 anos de idade, não faz suficientes exercícios físicos, não só porque se dedica a tarefas sedentárias, mas também porque praticamente não anda a pé.

 

Assim, se uma pessoa permanecesse indifinidamente no leito, morreria, a menos que realizasse quaisquer exercícios físicos. A inatividade física provoca o enfraquecimento dos músculos, torna a circulação lenta, impede o funcionamento normal dos rins, descalcificação dos ossos e transtornos osteomusculares. Evidentemente, poucas pessoas sofrem de tão extrema falta de exercício. Contudo, a debilidade, a obesidade e a falta de vitalidade são efeitos frquentes da inatividade física.

 

Os exercícios moderados são benéficos para a saúde quer dos jovens quer das pessoas de idade. Os desportos de competição estão indicados para os jovens; contudos, os desportos que exigem apenas um ou dois participantes poderão ser praticados durante toda a vida. O ciclismo, a natação e a caminhada são formas de exercício não só saudáveis, mas também agradáveis, em qualquer idade. Um programa diário de alguns exercícios fisícos ajuda a conservar a boa forma física.

1/9