VEM AÍ AS MARATONAS !!
Saiba como evitar as lesões.

Com a chegada das várias mini-maratonas, e principalmente para quem participe pela primeira vez, revelamos alguns dos aspetos que ajudam a contornar problemas mais comuns e ficar livre de lesões, enquanto se prepara para a grande corrida.
TREINO E PREPARAÇÃO FÍSICA
Uma boa preparação física baseada no treino regular, na resistência e na promoção dos alongamentos após atividade física evite a incapacidade do corpo em absorver as forças geradas por sobrecargas cíclicas e repetitivas. As lesões mais comuns são: joelho do corredor (síndrome de tensão patelo-femoral), síndrome da banda iliotibial, canelite (síndrome do stress tibial posterior), tendinite do tendão de Aquiles, tendinopatias dos tendões do pé e tornozelo, fascite plantar, joanete, dor no quadril e cãibra muscular. Estas lesões são caracterizadas por dor e inflamação de início insidioso e evolução gradual.
AVALIAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA DO SEU PÉ
A grande maioria das lesões de corrida são devido à má função do pé e do desequilíbrio muscular. A escolha de um par de ténis deve garantir um encaixe correto e confortável. Existe uma grande variedade de formas de pé, uns mais planos, outros mais cavo, o pé neutro, o pé supinador ou pronado. Recomenda-se uma avaliação estática e dinâmica/ funcional do pé para uma escolha apropriada do ténis a utilizar. Existem vários estudos que apontam para os benefícios do calçado minimalista.
HIDRATAÇÃO
Mantenha-se hidratado ao longo do dia, principalmente antes, durante e após os treinos. O ideal é ingerir em média 200 ml de água a cada 20 minutos de treino. A sede é sinal de desidratação! Depois de um treino extenuante faça uso de repositores energéticos, os chamados eletrolitros, ele repõem os sais minerais perdidos com o suor.
DIETA
Prestar atenção aos nutrientes que consome é fundamental para minimizar o prejuízo. Uma nutrição correta irá melhorar o desempenho muscular, otimizar a recuperação, e apoiar o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças e infeções. O risco de uma lesão é maior quando os músculos estão fatigados, então preste atenção às estratégias de abastecimento e provisão de energia durante as corridas longas ou intensas. Os nutrientes essenciais para a reparação óssea incluem cálcio, vitamina D, proteína, magnésio e cobre. A vitamina C, zinco e antioxidantes para as lesões de natureza muscular.
USO DE SUTIÃS DESPORTIVOS
Especialista em biomecânica como a Dra. Joanna Scurr - Chefe do grupo de pesquisa da biomecânica do departamento do desporto e exercício da ciência na Universidade de Portsmouth, refere que os sutiãs desportivos ajudam a melhorar o desempenho desportivo, reduzir a dor da mama e reduzir o risco de afundamento da mama.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Osteopatia pode ajudar na corrida
Saiba as diferenças entre cãibra, espamos e contratura muscular
Quem tem dores nas costas - pode treinar?
Tenho hérnia discal. Posso correr ?
Boa forma física depois dos 30 anos de idade
Ácido lático - Como se forma no organismo ?
Alimentos que ajudam a recuperar dores musculares, cansaço e lesões