Pé Cavo - Pé Plano

PÉ CAVO

Alteração do pé causada pelo fato de se andar apoiado sobre o lado interno da sua curvatura, e não sobre a planta. Com o tempo, a pressão do peso do corpo sobre os ligamentos da parte interna do pé pode provocar uma dor intensa.

 

O pé cavo difere do pé plano. Em caso de suspeita da existência de qualquer destas anomalias, deve-se consultar o seu médico.

 

Os pés cavos corrigem-se usando sapatos ortopédicos que formem interiormente um arco. Estes sapatos só devem ser adquiridos depois de um cuidadoso exame médico. O médico prescreverá também exercícios que, se forem bem executados ajudam consideravelmente a corrigir esta alteração.

 

PÉ PLANO

Situação em que toda a planta do pé assenta no chão, devido ao achatamento do arco plantar do pé. Na pegada deixada por um pé plano em terreno mole encontra-se marcada toda a planta do pé. Na marca de um pé que tenha um arco perfeito verifica-se uma ausência de impressão do lado de dentro.

 

Algumas vezes o pé plano é uma característica familiar, podendo também ser o resultado de um peso excessivo do corpo ou de fato de se estar de pé durante grande parte do dia sem um bom suporte para os pés.

 

No caso de sintomas dolorosos, o médico prescreve um suporte em arco e exercícios que fortaleçam os ligamentos do pé e ajudem a corrigir a situação. Especialmente os pés das crianças devem ser examinados para se saber se são planos.

1/9