Pela mera visualização dos conteúdos deste site não se estabelece entre o utilizador e a Osteopatiasaúde, qualquer relação profissional.

Assim, a Osteiopatiasaúde declina toda a responsabilidade caso algum utilizador deste site não considere o respectivo conteúdo como acima especificado.

A reprodução de parte ou de todo o conteúdo do presente site por qualquer forma, seja em papel, meio electrónico ou outro, para efeitos não individuais e particulares, nomeadamente para efeitos da sua divulgação ou utilização comercial, inclusão em obra ou publicação, é expressamente proibida.

​

É igualmente proibida a utilização de imagens de pessoas exibidas no site. As referidas imagens são propriedade da Osteopatiasaúde ou usadas com a sua autorização, pelo que qualquer uso não autorizado das imagens pode violar a legislação vigente.

Este site contém links para outros sites. A Osteopatiasaúde não é responsável pelos conteúdos destes últimos, nomeadamente pela sua conformidade no que toca à protecção de dados pessoais, direitos de autor e outros.

Data última actualização: Setembro 2019 

​

​

Termos de Utilização

OSTEOPATIA​SAÚDE

Ligue já:   965 436 941       217 967 889

ff3.jpg
shutterstock_281724074
shutterstock_102873242
dores de costas
Sinta-se melhor hoje
ff6.jpg

"A dor é inevitável,

O sofrimento é opcional"

Carlos Drummond de Andrade

 Descubra o que a osteopatia pode fazer por si, ligue-nos agora 

Advancecare novo
Advancecare novo
Multicare
Multicare
adse
adse
médis
médis
Medicare
Medicare
SamsQuadro
SamsQuadro
Serv Sociais da CGD
Serv Sociais da CGD
vitoria2.png
vitoria2.png
Liberty Seguros
Liberty Seguros
Allianz 2
Allianz 2
acp
acp
rna1.jpg
rna1.jpg
Advancecare novo
Advancecare novo
Multicare
Multicare
adse
adse
médis
médis
Medicare
Medicare
SamsQuadro
SamsQuadro
Serv Sociais da CGD
Serv Sociais da CGD
vitoria2.png
vitoria2.png
Liberty Seguros
Liberty Seguros
Allianz 2
Allianz 2
acp
acp
rna1.jpg
rna1.jpg
CONSULTÓRIO

Avª da República, n.º 44, 1º Dtº

1050-194   LISBOA

  • gg.png
  • 124797-matte-white-square-icon-business-phone-cell.png
  • Email+Logo+copy.png

217 967 889  ( 14H00 - 20H00)

965 436 941         916 676 103

consultas@osteopatiasaude.pt

OUTROS LOCAIS DE ATENDIMENTO
SIGA-NOS

LISBOA - AMADORA

HOSPITAL DA LUZ - Centro Clínico da Amadora

Praça Ernesto Melo Antunes, 1 

211 209 900

 

LISBOA

CLÍNICA DOUTOR PINTO COELHO

Edifício MALOCLINIC

Av. dos Combatentes, 43 - 3º piso

211 359 070

ALVERCA - VILA FRANCA DE XIRA

MALVACLINIC 

Praça Eng.º José Vaz Guedes, 10 -B 

219 576 207

 

SINTRA - MEM MARTINS

SALUS CARE

R. da Ria da Azenha

219 204 655

 

  • 127695-simple-black-square-icon-social-media-logos-facebook-logo.png
  • 127673-simple-black-square-icon-social-media-logos-blogger.png
  • google+.png
  • linkedin.png
Acordos e Convenções

As informações contidas neste site é apenas para fins de educação geral do paciente, e não pode ser invocado como um substituto para cuidados médicos profissionais. Consulte o seu próprio médico para avaliação e tratamento de sua condição específica.

​© Copyright 2014 OSTEOPATIASAUDE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Muitas mulheres não dispensam o uso dos sapatos altos, que as tornam mais elegantes, mais altas e melhoram a sua autoestima. Contudo não há bela sem senão, o uso excessivo de saltos muitos altos pode provocar inúmeros danos estruturais, vasculares e alteração biomecânica das estruturas de suporte do corpo, principalmente na região lombar e nos membros inferiores (pernas e pés).

 

 

 

 

 

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DO PESO NOS PÉS CONFORME ALTURA DO SALTO

  

Vários estudos científicos, revelam que o uso excessivo de saltos altos alteram a postura, destabilizam as estruturas articulares e hipertrofia dos músculos da região posterior da perna.


Dores frequentes nos pés, principalmente próximo dos dedos e dos tornozelos, calosidades e vermelhão são os primeiros sinais de alerta. Muitas mulheres, porém, acostumam-se com o uso constante de sapatos de salto alto e não sentem esses sinais. Aliás, nesses casos o desconforto aparece na hora de usar um sapato de sola plana, como um ténis.

MANIFESTAÇÕES MAIS FREQUENTES

Encurtamento de músculos, ligamentos e tendões – (tendinites e tenossinovites), sobretudo na região posterior das pernas, dores musculares, transtornos articulares nos joelhos e na coluna vertebral, alteração do retorno venoso, podendo provocar edema nas pernas, dores musculares, deformidades articulares, inflamações, fascite plantar, fraqueza muscular, rutura de ligamentos e esporões do calcâneo, bolhas, calos, dedos em martelo, joanetes (hallux valgus), neuroma de Morton e muitas outras. Alem disso, usar saltos altos aumenta as probalidades de sofrer quedas, torções e por vezes fraturas.

  

​RECOMENDAÇÕES

O uso excessivo do salto alto promove o aparecimento de diversas doenças nos pés, na coluna lombar, que é o eixo de sustentação do corpo e do encurtamento da musculatura da face posterior das pernas.
Os saltos não proporcionam estabilidade para o pé e deixam as mulheres com o centro de gravidade muito para frente.
 

O uso dos sapatos de salto alto exige uma elevação do calcanhar que por sua vez promove a inclinação do pé para a frente e para baixo enquanto dobra os dedos dos pés para cima. Quanto maior for a pressão exercida nos pés maior será o encurtamento do tendão de Aquiles. O  pé ao inclinar para a frente, transfere todo o peso para a planta dos pés (dedos), contraindo os músculos da região posterior da perna, exercendo uma pressão exagerada sobre os joelhos e  sobre a parte inferior das costas pressionando as vértebras lombares e contraindo os músculos da região lombar, aumentando as possibilidades de se desenvolver quadros de lordose lombar.

1. Alongue alguns minutos por dia os músculos da face posterior das pernas – os isquiotibiais. Promove o aumento da flexibilidade muscular, reduz  as tensões musculares e prevê o aparecimento de cambras e de edemas;


2. Em pé, apoie a ponta dos pé junto de um degrau e deixe  os calcanhares penderem para trás, ficando com a coluna ereta; (Fig.1)


3. Em pé, curve o corpo para frente em direção ao chão, tentando tocar as mãos no solo, não forçando a coluna e não fletindo os joelhos. O importante é sentir o alongamento nas pernas e na coluna; (Fig. 2)


4. Massageia os pés, calcanhares e os músculos da região posterior das pernas, pois estimula a circulação sanguínea e promove a oxigenação dos tecidos.


5. Em casa deite-se no chão de barriga para cima, apoie um dos pés no chão e com a ajuda de uma toalha enrolada ou de um cinto, envolve o outro pé puxando-o na sua direção com a base do calcanhar voltada para o teto. (Fig.3)


6. Alterne os dias de utilização dos saltos altos e baixos. Varie a altura e formato dos saltos.


7. Em casa, nos fins de semana, use os sapatos baixos;


8. Pratique atividades físicas frequentemente.

O uso correto dos sapatos promove a sua saúde e qualidade de vida !

Saltos Altos provocam danos irreparáveis

ARTIGOS RELACIONADOS:

Dor nos pés - Evite-as

Saltos altos e finos prejudicam a coluna, segundo especialista.

DORES NAS COSTAS ?
Hérnias e protusões discais, ciáticas, lombalgias, dorsalgias, artroses ...

LESÕES PROVOCADAS PELO TRABALHO ?
Má postura, stress, esforços repetitivos...

OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.

1/9

Prestamos cuidados de osteopatia ao domicílio na região da grande Lisboa.

Avaliação sumária do sistema músculo-esquelético do adolescente.

CONSULTA DE DIAGNÓSTICO
Avaliação Osteomuscular

1/3