Má postura e gestos inadequados provocam dores nas costas

 

Diariamente todos nós assumimos posturas e gestos inadequados que comprometem inconscientemente toda a nossa estrutura músculo-esquelética. As lesões mais comuns resultante das más posturas localizam-se sobretudo na região cervical e na região lombar devido a inúmeros esforços e sobrecargas inadequadas.

 

A coluna lombar é a principal região afetada quando fletimos o tronco com as pernas estendidas para levantarmos determinados pesos. Em termos biomecânicos, o levantamento de peso com as pernas estendidas provoca um aumento de quinze vezes mais de peso exercido na nossa coluna.

 

As más posturas e os gestos inadequados que muitas vezes assumimos de uma forma viciosa, contribuem para o desajustamento funcional de todas as estruturas peri-articulares (ossos, músculos, ligamentos, tendões, cartilagens e debruns articulares). As más posturas provocam uma congestão sanguínea nas zonas afetadas, um défice no transporte de oxigénio e nutrientes aos tecidos, o que reduz a capacidade funcional das estruturas envolvidas - a mobilidade articular.

 

O sistema respiratório sofre com as más posturas, quando se adota uma posição inadequada, provocando tensões musculares, em particular nos músculos responsáveis pelos mecanismos de inspiração e expiração, impedindo assim o bom funcionamento de entrada e saída de ar no organismo. Ora, uma vez havendo uma restrição na entrada e saída de ar, a perda de energia no corpo é inevitável, limitando uma vez mais todo o funcionamento adequado do organismo.

 

A má postura contribui para estados de stress, uma vez que é exigido ao organismo um esforço suplementar para sustentar e encontrar o equilíbrio contrariando a posição viciada. Esta exigência provoca um aumento na estimulação das hormonas responsáveis pelos estados de stress. Por conseguinte, torna-se imprescindível o reajustamento de todas as estruturas músculo-esqueléticas afetadas pela má postura, para se conseguir de novo o equilíbrio e a harmonia do nosso corpo.

 

As lesões músculo-esqueléticas provocadas por má postura, se não forem tratadas e corrigidas atempadamente pelos profissionais de saúde (entre os quais – o osteopata) poderão acelerar o processo de degeneração articular.

 

Ao contrário da má postura, a boa postura promove bem-estar e uma qualidade de saúde.

1/9