Osteopatia no tratamento das lesões desportivas

Quer seja um amador entusiasta, um atleta de alta competição, um viciado em ginásio ou simplesmente gosta de manter a forma, as lesões desportivas são quase sempre uma constante e a osteopatia pode ser uma grande aliada.

 

Muitas lesões desportivas são o resultado do uso excessivo das nossas estruturas músculo-esqueléticas, sobrecarregando-as com demasiada intensidade e frequência. Ocasionalmente o equipamento utilizado como um ténis inapropriado pode igualmente causar dores musculares e articulares. Futebol, ciclismo, golfe, rugby, ténis, corrida, esqui, dança e artes marciais são algumas das muitas modalidades desportivas que nossos pacientes competem e vêm até nós para o tratamento. São notáveis as disfunções mecânicas no seio do desporto, distensões musculares, tendinites, dores articulares, entre muitas outras são tratadas pela osteopatia.

 

O tratamento osteopático envolve técnicas manuais, incluindo técnicas de tecidos moles, alongamento, mobilização, inibição e manipulação. Questões como a disfunção da articulação ou dos tecidos moles, restrinjam e limitam a capacidade do corpo para funcionar corretamente, afetando diretamente o grau de desempenho e pode até resultar em mais prejuízos. Estas técnicas ajudam a melhorar a elasticidade, força, resistência e mobilidade articular.

 

A massagem é muitas vezes usada durante o tratamento osteopático para amaciar e preparar o paciente para a manipulação. É útil como parte do treino, quer no início do exercício para minimizar a lesão, quer pós o exercício para incentivar a reparação dos tecidos. A massagem reduz a tensão muscular e, portanto, facilita o combate à dor e à inflamação, estimulando o aporte sanguíneo aos tecidos.

 

Com os músculos bem tratados e com a estrutura óssea bem corrigida, o risco de lesão não só é diminuído como a própria flexibilidade  e mobilidade articular aumenta, permitindo restaurar a harmonia e eficácia no desporto.

 

Na Osteopatia vamos garantir que o tempo de recuperação é minimizado.

 

Caso gostaria de saber mais sobre como a osteopatia pode ajudá-lo na recuperação de lesões, entre em contato connosco hoje para podermos avaliar o seu caso.

1/9