Osteopatia no alívio da dor ciática.

Grande parte da população já sentiu pelo menos uma vez na vida. Trata-se de uma síndrome dolorosa causada por compressão mecânica ou irritação do nervo ciático com dor irradiada para a nádega, parte de trás da coxa e da perna. A dor ciática pode variar de uma dor surda a uma dor incapacitante. Os sintomas podem ser constante ou intermitente.

 

Patologias subjacentes como a presença de uma hérnia discal, alterações degenerativas nas vertebrais lombares, espasmos musculares, más posturas no trabalho, posturas prolongadas, sedentarismo entre outras contribuem para o surgimento de uma dor ciática.

 

A maioria dos pacientes com dores ciáticas já experimentaram um pouco de tudo, desde a toma de anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares, injeção de corticóides, termoterapia, hidroterapia entre outros procedimentos, mas sem grandes manifestações de alívio. Muitos ainda com indicações cirúrgicas. Estudos apontam que apenas cerca de 20% das protusões ou hérnias discais tem indicação cirúrgicas, as restantes podem beneficiarem de um tratamento mais convencional como a fisioterapia ou de um tratamento natural e manual como a osteopatia.

 

A osteopatia tem uma papel essencial tanto para o episódio agudo, bem como para prevenção a longo prazo de novos episódios. O tipo mais comum de dor ciática que encontramos responde bem ao tratamento osteopático que consiste na diminuição do quadro inflamatório e na reduzção da pressão sobre o nervo ciático de modo a proporcionar uma maior flexibilidade e mobilidade articular em toda a região afetada.

 

TRATAMENTO OSTEOPÁTICO PARA A DOR CIÁTICA

O tratamento osteopático no combate à dor ciática pode incluir alongamentos e relaxamento dos tecidos moles, tração manual da coluna lombar, suaves manipulações sobre as articulações afetadas e recomendação de exercícios de reabilitação.

 

O tratamento osteopático pode ser muito bem sucedido no alívio dos sintomas da dor ciática. Tem sido demonstrado ser mais eficaz do que apenas a toma de analgésicos e repouso.

 

Entre em contacto connosco para solicitar uma consulta para ver como a nossa abordagem osteopática pode aliviar a sua condição.

1/9