Sentado por períodos prolongados provoca alteração no alinhamento da coluna vertebral.

Quando nos sentamos por longos períodos de tempo, há uma alteração no alinhamento da coluna vertebral e do tónus em determinados grupos musculares.

 

Por falta de uso, a atrofia dos músculos, faz com que os ombros rolam para a frente, colocando maior pressão sobre os músculos das costas, a fim de manter a cabeça erguida. A coluna vertebral é forçada para uma posição que não corresponde à sua fisiologia normal.

 

RECOMENDAÇÕES PARA UMA BOA POSTURA/SENTADO:

Caso costuma ter dor lombar, tensão entre as omoplatas, dor no pescoço ou dores de cabeça, tente seguir estas recomendações:

  • Use uma cadeira ajustável com apoio para as costas e antebraço. A curva da região inferior das costas (lordose lombar) deve estar sempre apoiada. As costas devem ficar bem apoiadas no encosto, que deverá prolongar-se, pelo menos, até à altura do pescoço (idealmente deveriam ter encosto de cabeça);

  • Evite sentar-se na mesma posição por mais de 20 ou 30 minutos;

  • Dedique alguns minutos para mudar de posição ou proceder a alguns alongamentos;

  • Não cruze as pernas;

  • Faça exercício físico com regularidade;

  • Mantenha um peso saudável e uma dieta equilibrada.

 

Se a dor persistir por vários dias, entre em contato connosco. Após uma avaliação detalhada, o osteopata vai projetar um plano de tratamento com base nos problemas identificados e mostrar-lhe várias formas de proteger a sua coluna .

 

 

1/9