Pela mera visualização dos conteúdos deste site não se estabelece entre o utilizador e a Osteopatiasaúde, qualquer relação profissional.
Assim, a Osteiopatiasaúde declina toda a responsabilidade caso algum utilizador deste site não considere o respectivo conteúdo como acima especificado.
A reprodução de parte ou de todo o conteúdo do presente site por qualquer forma, seja em papel, meio electrónico ou outro, para efeitos não individuais e particulares, nomeadamente para efeitos da sua divulgação ou utilização comercial, inclusão em obra ou publicação, é expressamente proibida.
É igualmente proibida a utilização de imagens de pessoas exibidas no site. As referidas imagens são propriedade da Osteopatiasaúde ou usadas com a sua autorização, pelo que qualquer uso não autorizado das imagens pode violar a legislação vigente.
Este site contém links para outros sites. A Osteopatiasaúde não é responsável pelos conteúdos destes últimos, nomeadamente pela sua conformidade no que toca à protecção de dados pessoais, direitos de autor e outros.
Data última actualização: Setembro 2019
Termos de Utilização
OSTEOPATIASAÚDE
Ligue já: 965 436 941 217 967 889
"A dor é inevitável,
O sofrimento é opcional"
Carlos Drummond de Andrade
Descubra o que a osteopatia pode fazer por si, ligue-nos agora
Escoliose
É um desvio tridimensional da coluna vertebral em forma de “C” (torção à direita ou à esquerda) ou em forma de “S” (curva dupla), em vez de ser em linha reta, provocando movimentos de rotação e inclinação de uma ou mais vertebras para um dos lados.
Cerca de 85% dos casos de escoliose não tem causa aparente, são as chamadas escolioses idiopáticas. É mais frequente nas raparigas (cerca de 8 vezes mais) que nos rapazes. A gravidade e a severidade irá variar de acordo com alguns parâmetros clínicos, incluindo a angulação da curvatura. A escoliose idiopática é a mais comum de todas e normalmente detetada na fase da adolescência. Tem causa desconhecida e é hereditária na maioria dos casos.
AS ESCOLIOSES PODEM SER AGRUPADAS EM ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS.
A escoliose estrutural é permanente, e é geralmente devida a uma deformidade vertebral de diversas origens. Neste grupo temos a escoliose idiopática (dos adolescentes) e a congénita (de nascença). Em casos em que a escoliose é detetada precocemente e quando o quadro clínico o exige, as pessoas são submetidas a uma cirurgia para corrigir a curvatura e estabilizar a coluna.
A escoliose funcional, é toda aquela que resulta de causas secundárias, tais como a atitude escoliótica (de ordem postural), escoliose de dismetria (encurtamento de um dos membros inferiores), escoliose ciática, escoliose inflamatória. Estas alterações da curvatura geralmente são resolvidas com o tratamento osteopático. Uma causa comum é o desequilíbrio muscular na região lombar.
A escoliose pode predispor as pessoas a vários problemas de ordem estrutural, causando dor nas costas, dores de cabeça, dores articulares e musculares, fadiga, assimetria dos ombros e da bacia, artrite, problemas respiratórios decorrentes de uma curvatura grave.
TRATAMENTO OSTEOPÁTICO
A abordagem osteopática procura ajustar/ alinhar os segmentos vertebrais com recuso à manipulação para uma posição mais próxima do seu eixo normal.
Os sintomas desagradáveis podem geralmente serem suprimidos e os desvios podem serem reduzidos, dependendo do caso. Um acompanhamento cuidadoso e regular é fundamental para se evitar danos maiores.
ARTIGOS RELACIONADOS:
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
DORES NAS COSTAS ? Hérnias e protusões discais, ciáticas, lombalgias, dorsalgias, artroses ...
LESÕES PROVOCADAS PELO TRABALHO ? Má postura, stress, esforços repetitivos...
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
Prestamos cuidados de osteopatia ao domicílio na região da grande Lisboa.