O que significam aqueles "estalos" no meu pescoço quando viro a cabeça?

Quem nunca ouviu uns estalos ao virarmos o pescoço ? Estes sons crepitantes, crocantes são produzidos pelo afastamento das estruturas articulares do nosso pescoço, que provocm uma libertação repentina de gases em forma de bolhas produzindo um som audível conhecido por "estalos". A maioria dos estalos produzidos são inofensivos, no entanto deve estar atento caso eles se tornam persistentes e repetitivos.

 

Este estalo ocorre com bastante frequência nas consultas de osteopatia, sobretudo quando se recorre a técnicas de manipulação para melhorar a mobilidade articular como forma terapêutica. Uma vez que a maioria dos casos de um som estalido no pescoço é devido a espasmos musculares, o tratamento osteopático é recomendável para aliviar o espasmo muscular e alongar o músculo, mas só deverá ser feito por um osteopático devidamente credenciado.

 

MAS QUANDO ESTE ESTALIDO PODE SER PROBLEMA?

Em duas ocasiões:

  1. Quando não acontece na articulação, e sim nos tendões, e são resultado de um sobressalto destes sobre uma proeminência óssea, o que podem causar desgaste e inflamação do tendão (tendinite).

  2. Se estalamos demais uma articulação, todos os dias, como o pescoço, a coluna lombar, os joelhos ou tornozelos, com o tempo ocorre um aumento da mobilidade, que acelera desgaste causando artrose precoce.

1/9