Foi-me diagnosticado uma hérnia discal

Será que a osteopatia é benéfica ?

Pergunta : Recentemente, foi-me diagnosticada uma hérnia discal na coluna lombar. Gostaria de tentar o tratamento osteopático, mas estou nervosa porque nunca experimentei. Será que o tratamento osteopático é benéfico para mim?

 

Resposta: SIM, é normal ficar um pouco nervosa sobre o desconhecido. Caso nunca tenha recorrido ao tratamento osteopático, os resultados demonstram que as técnicas de osteopatia como a manipulação da coluna vertebral e outras formas de terapia manual e mecânica são seguras e podem ser eficazes para aliviar a sua dor e outros sintomas.

 

Encorajo-a a experimentar a osteopatia como uma opção de tratamento não-cirúrgico para a sua hérnia discal. Ocasionalmente, uma hérnia pode encontrar-se num estado já demasiado avançado que justifique a intervenção cirúrgica. Estes casos são geralmente reservado como último recurso, quando outras formas de terapia não conseguiram aliviar a dor, ou se houver uma compressão significativa da medula espinhal ou das raízes nervosas. Cerca de 20% dos casos é que tem indicação cirúrgica.

 

Em última análise, a decisão é sua.

 

Um osteopata pode muitas vezes reduzir a dor provocada por uma hérnia discal, alongando/tracionando a coluna. Ao aumentar o espaço em torno de um disco em rutura, o osteopata de uma forma suave permite que a estrutura da sua coluna tenha uma oportunidade de endireitar-se. Significa que o espaço encontra-se preenchido pelo material hiernizado do disco e que o mesmo interfere/irrite a função das raízes nervosas provocando um conflito de espaço no determinado segmento da coluna vertebral. É habilmente aberto, de forma que o disco possa de novo assentar no seu lugar e voltar à sua forma normal e funcional permitindo que surge novamente o movimento normal da coluna. Por vezes, esta reparação não se concretize, mas corrigir a sua posição geralmente alivia a dor. Esse tipo de manipulação da coluna vertebral deve ser feito com cuidado por um osteopata devidamente credenciado para o exercício.

 

 

1/9