Osso normal

Osso com osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea caraterizada por uma diminuição da massa óssea e da densidade e que leva a um aumento do risco de fratura. Como os ossos tornam-se mais porosos e frágeis, o risco de fratura é consideravelmente aumentado.

A perda de massa óssea ocorre silenciosamente e progressivamente. A forma mais comum da osteoporose em mulheres é após a menopausa embora surge igualmente mas de forma menos acentuada após os 75 anos de idade - chamada de osteoporose senil. A prevalência é maior nas mulheres atingindo cerca de 80%. Um em cada três mulheres e um em cada 12 homens com idade superior a 50 em todo o mundo estima-se que tem risco de fratura osteoporose.

SINTOMATOLGIA

Sintomas próprios da osteoporose não existe, a sua principal consequência é o aumento do risco de fratura ósseas. As fraturas mais comuns:

• Fratura da bacia

• Fratura vertebral

• Fratura do pulso

• Fratura das costelas

FATORES DE RISCO

• Sexo feminino - Perda brusca de estrogénios após menopausa

• Idade – Envelhecimento

• Estatura – Pequena estatura é associado com o desenvolvimento da osteoporose.

• Hereditariedade

FATORES POTENCIALMENTE MODIFICÁVEIS

• Alimentação, álcool e cafeína

• Tabagismo

• Sedentarismo

• Doenças endócrinas, gastrointestinais, renais,…

• Medicamentos (corticoides, anticonvulsivantes, entre outros

• Raios-X

• Densitometria Óssea – Exame de diagnóstico que mede a densidade mineral óssea (BMD)

PREVENÇÃO

O risco de fratura pode ser reduzido com mudanças de estilo de vida que inclui:

• Dieta equilibrada mas enriquecida em cálcio e vitamina D

• Prática regular do exercício físico.

Embora atualmente não exista um tratamento disponível para reverter o quadro da osteoporose, muitas coisas podem ser feitas para ministrar ou desacelerar perdas ósseas futuras e para aliviar sintomas que causam dor.

Tratamento por via da Osteopatia

Tratamento dos sintomas de uma doença por meio de técnicas de mobilidade articular é muito importante para a gestão da osteoporose, sendo utilizada para aliviar a dor e para melhorar a flexibilidade e mobilidade das articulações. Em pacientes com fratura da coluna, os músculos que circundam a coluna frequentemente entram em espasmo como resultado da dor, e assim aumentam ainda mais a dor. O alívio deste tipo de espasmo muscular pode ser reduzido por um osteopata, recorrendo a tratamentos suaves permitindo um relaxamento dos músculos afetados, sendo portanto uma grande ajuda no alívio da dor.