Pela mera visualização dos conteúdos deste site não se estabelece entre o utilizador e a Osteopatiasaúde, qualquer relação profissional.
Assim, a Osteiopatiasaúde declina toda a responsabilidade caso algum utilizador deste site não considere o respectivo conteúdo como acima especificado.
A reprodução de parte ou de todo o conteúdo do presente site por qualquer forma, seja em papel, meio electrónico ou outro, para efeitos não individuais e particulares, nomeadamente para efeitos da sua divulgação ou utilização comercial, inclusão em obra ou publicação, é expressamente proibida.
É igualmente proibida a utilização de imagens de pessoas exibidas no site. As referidas imagens são propriedade da Osteopatiasaúde ou usadas com a sua autorização, pelo que qualquer uso não autorizado das imagens pode violar a legislação vigente.
Este site contém links para outros sites. A Osteopatiasaúde não é responsável pelos conteúdos destes últimos, nomeadamente pela sua conformidade no que toca à protecção de dados pessoais, direitos de autor e outros.
Data última actualização: Setembro 2019
Termos de Utilização
OSTEOPATIASAÚDE
Ligue já: 965 436 941 217 967 889
"A dor é inevitável,
O sofrimento é opcional"
Carlos Drummond de Andrade
Descubra o que a osteopatia pode fazer por si, ligue-nos agora
Relação entre tabagismo e dor pela visão Osteopática.
Os fumadores apresentam maior intensidade da dor e suas consequências, ou seja, apresentam maiores dificuldades para a realização das suas funções no dia-a-dia. Quanto maior for a dependência da nicotina (quanto mais a quantidade fumar ou quanto maior o tempo que fuma), maior será a intensidade da dor.
MAS PORQUÊ ?
O cigarro liberta substâncias nocivas ao sistema vascular. Com o tempo, os tecidos vasculares vão sofrer lesões dificultando cada vez mais a passagem do sangue e nutrientes para as cartilagens, ligamentos, ossos, nervos e algumas regiões musculares. Essas estruturas estarão mais suscetíveis a sofrer os efeitos do cigarro, pois as suas vascularizações são realizadas por capilares (vasos mais finos). Quanto menor o calibre da rede vascular, maior a probabilidade de serem lesados.
Para a Osteopatia, o sangue é o meio de transporte de todos os elementos que permitem assegurar a imunidade natural, portanto, de lutar contra a enfermidade. Quando o sangue circula corretamente, a enfermidade não consegue desenvolver-se. Se há uma má circulação arterial, a enfermidade instala-se. Se pensarmos numa lesão, na fase aguda acontece uma vasodilatação e aumento da circulação sanguínea e nutricional na região, justamente para levar a maior quantidade possível de células de defesa e de reparo ao local. Agora imaginem que estes capilares, que já são vasos bem finos, não possam dilatar-se, pois foram lesionados pelas substâncias nocivas do cigarro. A consequência é que menos sangue com nutrientes chegará ao local lesionado, e quanto menor a vascularização, mais aumenta a isquemia, que aumenta a lesão tecidual da região, fazendo o corpo disparar constantemente o alarme da dor.
Fonte: Artigo editado por Susana Lins e Marcelo Gioia R. no site Osteopatia Manaus.
ARTIGOS RELACIONADOS:
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
DORES NAS COSTAS ? Hérnias e protusões discais, ciáticas, lombalgias, dorsalgias, artroses ...
LESÕES PROVOCADAS PELO TRABALHO ? Má postura, stress, esforços repetitivos...
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
Prestamos cuidados de osteopatia ao domicílio na região da grande Lisboa.