​Dores nas costas podem surgir por posturas erradas ao conduzir

Má postura ao conduzir o carro, mota e até simplesmente andar de autocarro pode causar dores nas costas. Especialistas explicam que os impactos repetitivos nos veículos atingem a coluna.

 

Todos os dias milhares de pessoas saem das suas casas para realizar tarefas diárias, como ida ao trabalho, levar os filhos à escola, entre outros. O que poucos sabem é que a simples ação de se movimentar, em carro, moto ou andar de autocarro, pode causar transtornos osteomusculares à coluna vertebral.

 

Na maioria dos casos, a postura incorreta que adotamos ao conduzir o veículo é potenciadora de gerar a médio e a longo prazo efeitos indesejáveis à coluna. É necessário que procuramos manter uma postura correta de modo a manter a coluna o mais reta possível e o mais próxima do encosto do banco. O encosto da cabeça também deve ficar na mesma altura que a cabeça, para que em casos de travagens bruscas ou em caso de embate, a cabeça não seja arremessada para trás, sob pena de criar uma lesão grave ao nível da cervical, conhecida por “efeito de chicote”. As pernas devem estar a uma distância que permita que os joelhos possam estar dobrados. Já as pessoas que dirigem motos é importante que mantenham os braços estendidos o que ajuda a manter as costas numa posição mais reta. Para quem anda de autocarro, é essencial que procure apoiar-se nos corrimãos. Caso a pessoa for de baixa estatura, é recomendado que se apoia preferencialmente aos corrimãos mais baixos e frontais ao corpo.

 

Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial um dia terá dores lombares. Dentre as causas mais comuns, estão problemas relacionados com a postura e com algumas doenças degenerativas.

 

Sempre que sinta os primeiros desconfortos ou dores nas costas, procure um especialista, nomeadamente um osteopata devidamente credenciado, evitando que a sintomatologia se venha a agravar..

 

1/9