Alimentos que ajudam a recuperar dores musculares, cansaço e lesões.

Em vez de apelar à toma de medicamentos ou de suplementos alimentares no combate às dores musculares, conheça alguns alimentos que propiciam de uma forma natural e saudável a prevenção e recuperação das dores musculares.

OS RADICAIS

 Muitas vezes os corredores consideram que a dor que surge após as 24 horas de exercício intenso é decorrente do acúmulo do ácido lático. Essa dor tardia está relacionada com quadro inflamatório ou microtraumatismos musculares. Para os entusiasmados com a corrida, não é necessário diminuir a frequência dos treinos ou deixar de investir em intensidade. "O segredo está na mesa. Isso é, com uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que tem ação antioxidante, protegendo as células da ação dos radicais livres".

 

LARANJA, ESPINAFRE E PIMENTÃO AMARELO

Alimentos fontes de vitaminas A, C e E. Tem ação antioxidante e neutralizam os radicais livres que surgem com o esforço.

 

MELÃO

O melão é rico em potássio, que está relacionado com as contrações e o relaxamento muscular e, por isso, ajuda a evitar dores nos músculos. A banana também apresenta esta substância, mas no melão o potássio pode ser encontrado em maior quantidade. Quem pratica exercício físico, deve consumir melão antes e após a atividade.

 

AGRIÃO, LIMÃO E ACEROLA

Como são fontes de vitamina C, evitam a perda das células musculares e alterações respiratórias provocadas pelo excesso de cortisol, substância liberada em situação de stress que aumenta a pressão arterial, a concentração de açúcar no sangue e diminui a imunidade.

 

COUVE E OUTRAS VERDURAS

Vegetais de folha verde escura e leguminosas, como grão-de-bico e feijão, são ricos em magnésio, que auxilia no controlo da contração muscular. O magnésio é responsável pela entrada do potássio na célula, prevenindo a cãibra.

 

SALMÃO E AZEITE

Alimentos ricos em ómega-3 atuam como protetores da membrana celular e captadores de radicais livres, evitando inflamações que provocam dores. Fonte de energia saudável.

 

NOZES, CASTANHAS, AMÊNDOAS, AVELÃS

Os frutos secos, além de terem uma ação antioxidantes, e ómega 9, estimulam a produção de enzimas que retiram os radicais livres das células musculares evitando o efeito oxidativo.

 

FRANGO, PEIXE, IOGURTES E OVOS

Fazem parte da formação dos músculos e ajudam na regeneração das células musculares e na sua rigidez. Com mais força muscular, a recuperação dos músculos é mais rápida.

 

CARBOIDRATOS (Hidratos de Carbono)

São a principal fonte de energia do nosso corpo, sendo essa a principal razão pelo qual é fundamental incluir bastantes alimentos de origem vegetal na nossa alimentação. Em casos de carência, pode-se dar acidificação do sangue, perda de minerais, canibalização das proteínas e desidratação. Podemos encontrá-los nos tubérculos, leguminosas e cereais.

 

1/9