Síndrome do Canal Cárpico

A síndrome do túnel cárpico é uma neuropatia, isto é, uma lesão de um nervo periférico, provocada pela compressão do nervo mediano num espaço limitado, o túnel cárpico, localizado no punho. É uma doença de ocorrência muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos, ocorrendo raramente em homens ou em mulheres mais jovens.

SINTOMATOLOGIA

Provoca adormecimento, parestesias, fraqueza muscular de alguns músculos dos dedos da mão, falta de força em determinadas ações da mão e dor no antebraço, mãos e dedos. O adormecimento e o formigueiro acomete com maior frequência no polegar, 2º e 3º dedo da mão e manifesta-se predominantemente à noite, no entanto podem igualmente surgir durante o dia nas atividades diárias e ao conduzir o automóvel.

CAUSA

Uso excessivo da mão que exigem flexão e extensão do punho e a tenossinovite a nível do tendão dos flexores, bem como fatores hereditários são as causas mais apontadas para esta síndrome. As alterações hormonais que ocorrem na gravidez, a diabetes, artrite rematóide, alterações na tiróide, podem igualmente potenciar esta condição.

 

TRATAMENTO

A osteopatia e a fisioterapia são recomendadas na orientação de determinados exercícios de alongamentos ao punho contribuindo para o aumento da funcionalidade das estruturas adjacentes. Em casos mais avançados é recomendado o recurso à cirurgia para descompressão do nervo mediano.

1/9