Cristiano Ronaldo sofre de uma tendinose rotuliana - O que é ?

O QUE É UMA TENDINOSE ROTULIANA DO JOELHO ?

Trata-se de uma lesão músculo-esquelética causada pelo desgaste excessivo e prolongado do tendão rotuliano que suporte a articulação do joelho. A sobrecarga de jogos que o jogador foi tendo ao longo desta época futebolística, resultou num esforço demasiado excessivo do tendão rotuliano.

 

As cargas submetidas provocam microrroturas celulares na estrutura do tendão e danos nas matrizes de colagénio (proteína responsável pela resistência e flexibilidade dos tecidos conjuntivos) nas fibras do tendão e quando não é feita a devida recuperação do tecido resulta na chamada tendinose.

 

A tendinose pode resultar de longas horas de atividades, como o desporto, uso de computadores, instrumentos musicais ou outras atividades manuais.

 

A tendinose diferencia-se de uma tendinite por tratar-se de uma afetação crónica do tendão e não de uma inflamação pós-traumática, como se sucede nas tendinites. Muitas vezes, a tendinose é diagnosticada como uma tendinite por apresentar sinais e sintomas semelhantes.

 

De acordo com o boletim clínico da FPF, Cristiano Ronaldo sofre de uma tendinose rotuliana, que afeta o tendão rotuliano que se encontre junto à rótula do joelho esquerdo do jogador, fazendo a ligação entre esse osso e a tíbia.

 

TRATAMENTO

O tratamento da tendinose centra-se sobretudo no repouso da região afetada e no exercícios de alongamentos de modo a permitir a estimulação e a reposição dos níveis de colagénio.

Uma dieta rica em vitaminas C, B6 e E, magnésio e zinco contribuem para a produção de colagénio.

 

A tendinose não requer cirurgia, a menos que não seja tratada e o tendão seja rompido. Aproximadamente 80% dos pacientes com tendinose recuperam na totalidade, apenas 20% podem apresentar algumas restrições de mobilidade.

1/9