Pela mera visualização dos conteúdos deste site não se estabelece entre o utilizador e a Osteopatiasaúde, qualquer relação profissional.
Assim, a Osteiopatiasaúde declina toda a responsabilidade caso algum utilizador deste site não considere o respectivo conteúdo como acima especificado.
A reprodução de parte ou de todo o conteúdo do presente site por qualquer forma, seja em papel, meio electrónico ou outro, para efeitos não individuais e particulares, nomeadamente para efeitos da sua divulgação ou utilização comercial, inclusão em obra ou publicação, é expressamente proibida.
É igualmente proibida a utilização de imagens de pessoas exibidas no site. As referidas imagens são propriedade da Osteopatiasaúde ou usadas com a sua autorização, pelo que qualquer uso não autorizado das imagens pode violar a legislação vigente.
Este site contém links para outros sites. A Osteopatiasaúde não é responsável pelos conteúdos destes últimos, nomeadamente pela sua conformidade no que toca à protecção de dados pessoais, direitos de autor e outros.
Data última actualização: Setembro 2019
Termos de Utilização
OSTEOPATIASAÚDE
Ligue já: 965 436 941 217 967 889
"A dor é inevitável,
O sofrimento é opcional"
Carlos Drummond de Andrade
Descubra o que a osteopatia pode fazer por si, ligue-nos agora
Síndrome das Pernas Inquietas
Síndrome das pernas inquietas (SPI) é um distúrbio do sono e de movimento caraterizado por sensação de desconforto nas pernas, o que provoca um desejo de mudar de posição, a fim de aliviar os sintomas e conduz a estados de angústia que causa insónias.
Afeta cerca de 10% da população e 20% das mulheres grávidas. As mulheres sofrem duas vezes mais que os homens.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
O principal sintoma da síndrome das pernas inquietas é a sensação de desconforto nas pernas antes de dormir e durante a noite, o que leva muitas vezes a quadros de angústia e ansiedade que pode provocar insónia (incapacidade de dormir). Quando se movimenta as pernas há a sensação de alívio destes sintomas.
CAUSA
A causa exata da SPI é desconhecida (idiopática), embora associada a uma forte componente genética. Na maioria das vezes, uma pessoa com pelo menos um membro da família que tem síndrome das pernas inquietas terá uma grande probabilidade de desenvolvê-lo também. Através de estudos efetuados, pensa-se que a síndrome das pernas inquietas deve-se a uma deficiência de ferro no sangue que provoca uma alteração na produção de dopamina que é responsável no controlo de movimentos. A dopamina é um neurotransmissor que proporciona sinais entre o cérebro e as células nervosas. Esta síndrome está associada a doenças como anemia ferropénica, neuropatia periférica (problema nervoso que afeta as pernas), diabetes, insuficiência renal e artrite reumatoide.
TRATAMENTO
Atualmente, não existe cura para a síndrome das pernas inquietas, no entanto existem formas farmacológicas e não farmacológicas que ajudam a aliviar os sintomas. O tratamento da SPI, pode ser feito de forma farmacológica e não farmacológica e tem como principal objetivo aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de sono ou tratar os transtornos causadores desta síndrome.
Das opções não farmacológicas para o tratamento da SPI, destacam-se as medidas comportamentais, nomeadamente:
-
Boa higiene do sono;
-
Promoção de atividade física;
-
Massagens e banhos quentes da região envolvida;
-
Evitar consumo de cafeína, álcool e de outras substâncias estimulantes;
-
Quando são identificados casos de carência de ferro, deve-se ingerir suplementos alimentares com ferro. Esses suplementos de ferro devem de ser associados a vitamina C, pois esta melhora a absorção do ferro.
As opções farmacológicas:
Agentes dopaminérgicos, opióides, anticonvulsivantes, e benzodiazepinas.
TRATAMENTO MANUAL E NATURAL
A osteopatia também é uma maneira de começar o tratamento para síndrome das pernas inquietas, cujo objetivo é eliminar todas as disfunções somáticas que possam ocorrer quer na coluna vertebral quer na região pélvica, corrigindo as mesmas procurando o alinhamento e o reequilíbrio do corpo, proporcionando uma melhoria no bem-estar bem como na saúde em geral.
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
DORES NAS COSTAS ? Hérnias e protusões discais, ciáticas, lombalgias, dorsalgias, artroses ...
LESÕES PROVOCADAS PELO TRABALHO ? Má postura, stress, esforços repetitivos...
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
Prestamos cuidados de osteopatia ao domicílio na região da grande Lisboa.