Osteopatia ajuda no alívio da dor provocada pelo refluxo gastroesofágico.

Para além dos medicamentos clássicos para o alívio do refluxo, como os supressores do ácido, os inibidores da bomba de protões, antiácidos e protetores gástricos, o tratamento osteopático pode tornar-se uma excelente opção complementar, para o alívio da dor torácica.

O refluxo de ácido (refluxo gastroesofágico) é uma condição médica que pode ser problemática por várias razões. Trata-se de um fluxo retrógrado do conteúdo do estômago para o esófago acompanhando de um ardor gástrico, pode ser doloroso, causar stress e danos no sistema gastro-intestinal se não for tratado. O refluxo ácido é tratável e quanto mais cedo for iniciado o seu tratamento, mais rapidamente o estômago e órgãos associados poderão curar-se.

CAUSAS

Há várias razões pelas quais o refluxo de ácido volta para o esófago e causa azia. Podem haver problemas estruturais, tal como uma hérnia de hiato, que é uma anomalia onde parte do estômago se projeta através do diafragma e para o peito.

REFLUXO DE ÁCIDO E DOR NAS COSTAS

Quando o ácido gástrico acumula-se no estômago e volta para a porção inferior do esófago, pode causar desconforto e dor torácica. A dor localiza-se normalmente no estômago, tórax e abdómen. Mas também pode irradiar para outros lugares, tal como a parte superior das costas. Nem todos sentirão dor nas costas com o refluxo de ácido, mas isso pode depender do grau de gravidade e da sua ocorrência e do grau de sensibilidade à dor que a pessoa tenha. Em virtude do fato de que o ácido cria uma sensação ardor, é típico que essa dor irradie para outras áreas.

TRATAMENTOS DE DOR NAS COSTAS ASSOCIADA AO REFLUXO

Para além da terapêutica medicamentosa clássica para o alívio do refluxo, como os supressores do ácido, os inibidores da bomba de protões, antiácidos e protetores gástricos também é recomendável evitar certos alimentos da sua dieta como as gorduras e os chocolates, o álcool, o café, os citrinos, e outras substâncias que estimulam fortemente a produção de ácido do estômago

O tratamento osteopático pode igualmente tornar-se uma excelente terapêutica complementar, para o alívio da dor sentida sobretudo na região torácica, através da libertação miofascial entre outras técnicas.