Dores nas articulações pode realmente prever o tempo?

Antes da queda das primeiras chuvas, algumas pessoas prevêem chuva ou frio mesmo sem consultar a previsão - sabem que vai chover ou estar frio, porque sentem uma dor extra nas suas articulações.

 

Reumatologista Dr. William F. Harvey trata muitos pacientes que sofrem de algum tipo de artrite e quase todos eles se lembram da dor extra que sentem quando o tempo vai mudar. É tão comum que parece que todo o mundo conhece alguém que prevê o tempo porque sentem algo de diferente nas suas articulações.

 

Um estudo publicado em 2007 no no American Journal of Medicine, revelou que as mudanças na pressão barométrica e a diferença na temperatura afetou a perceção da dor em pacientes que sofrem de osteoartrite no joelho.

 

Compreender a razão exata pela qual isso ocorre é um quebra-cabeças para os médicos, contudo existem várias teorias. A maioria dos especialistas acreditam que as articulações doem durante o tempo tempestuoso, porque a mudança da pressão atmosférica causa pressão adicional no corpo. Articulações artríticas, que carecem de cartilagem são cercados por um fluido extra, o que faz com que as pessoas sentem essas mudanças de forma mais intensa do que aqueles que apresentem articulações saudáveis. Além disso, as articulações artríticas estão sob maior pressão do que as saudáveis, contribuindo para um acréscimo da dor nas mudanças climáticas.

 

Estudos realizados em mergulhadores com artrite mostram que adicionado a pressão aumenta a dor. Harvey também observa que a forma como os vasos sanguíneos agem em tempo frio pode contribuir para a dor. Os vasos sanguíneos dilatam-se, provocando uma tensão e rigidez nos músculos e articulações potenciando deste modo a dor.

 

As temperaturas frias também podem causar uma diminuição na viscosidade do líquido sinovial que lubrifica as articulações, limitando a capacidade de se articularem.

 

Parte do artigo publicado por Meghan Holohanna na NBCNEWS a 30/05/2012

1/9