Óleo de bacalhau reduz o uso de analgésicos em caso de artrites.

Uma dose diária de óleo de fígado de bacalhau pode reduzir o uso de analgésicos em pacientes com artrite reumatoide, doença que provoca inflamação e fortes dores nas articulações, sugeriu estudo da Universidade de Dundee, na Escócia.

 

De A ingestão de 10 gramas de óleo de fígado de bacalhau por dia reduziu a necessidade ingestão de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) em 30%, de acordo com os pesquisadores.

 

Durante os testes, os pacientes receberam óleo de fígado de bacalhau ou placebo e após 12 semanas, foram instruídos a reduzir gradualmente o uso de AINEs, como ibuprofeno. Do total de quase 60 pacientes que completaram o estudo, 39% puderam reduzir a sua necessidade diária de AINEs em mais de 30% depois de nove meses.

 

Do grupo que tomou placebo, isso ocorreu com apenas 10%. A redução do uso do analgésico não foi associada a um agravamento da dor ou da doença, disseram os investigadores. Acredita-se que os ácidos gordos no óleo do peixe possuam propriedades anti-inflamatórias.

 

O estudo foi publicado na revista Rheumatology

1/9