Exercício na água quente (hidroterapia) é útil para pessoas com artrite. A resistência do movimento através da água aumenta a força e a resistência muscular.
A artrite é um termo geral que descreve mais de 100 condições médicas que causam a dor, rigidez e inflamação nas articulações. A prática regular do exercício suave é um dos tratamentos mais eficazes para a artrite, e melhora a flexibilidade das articulações, a força muscular, e a saúde em geral.
O exercício na água é uma das formas mais confortável e eficaz, para pessoas que sofrem de artrite, porque podem realizar exercícios envolvendo as suas articulações e os seus músculos enquanto suportado na água. Atividades como o alongamento ou o estar de pé dentro da água permite a realização de movimentos das articulações sem colocá-las sob pressão.
-
Aumento da força muscular, correção postural e equilíbrio
-
Acentuado senso de humor e bem estar
-
Maior mobilidade e flexibilidade das articulações
-
Resistência melhorada
-
Facilita a rigidez articular e relaxa os músculos doloridos
-
Redução da dor e fadiga (cansaço).
ANTES DE PARTICIPAR NUMA AULA
-
Consultar o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercício novo. Por exemplo, pode precisar de evitar a realização de certos movimentos.
O QUE É O
EXERCÍCIO NA ÁGUA ?
Hidroterapia - Benéfico para quem sofre de artrites
O exercício na água morna é particularmente útil para pessoas com artrite, porque o corpo é suportado e a resistência do movimento através da água aumenta a força e resistência muscular.
PARA LEMBRAR
QUAIS OS BENEFÍCIOS

-
Uma boa maneira de aquecer é nadar suavemente ou dar um 'passeio' pela água.
-
Se sentir-se com tonturas ou doente em qualquer fase, deve sair da água.
-
Tome cuidado ao se mover em áreas húmidas ao redor da piscina, inclusive em salas de mudança, para evitar escorregões e quedas.
-
Não tente fazer muito em pouco tempo. Se sentir falta de ar, faça devagar.
-
Realizar cada movimento tão graciosamente e suavemente possível.
-
Mantenha a parte do corpo que está exercitando sob a água.
-
Se um movimento provoca dor ou desconforto, pare imediatamente.
-
Beba bastante líquidos durante e após o exercício.
-
Se sente dor nas articulações ou músculos doloridos por mais de algumas horas após uma aula, deve na próxima vez exercitar os movimentos de uma forma mais lenta.
CUIDADOS A TER