Pela mera visualização dos conteúdos deste site não se estabelece entre o utilizador e a Osteopatiasaúde, qualquer relação profissional.
Assim, a Osteiopatiasaúde declina toda a responsabilidade caso algum utilizador deste site não considere o respectivo conteúdo como acima especificado.
A reprodução de parte ou de todo o conteúdo do presente site por qualquer forma, seja em papel, meio electrónico ou outro, para efeitos não individuais e particulares, nomeadamente para efeitos da sua divulgação ou utilização comercial, inclusão em obra ou publicação, é expressamente proibida.
É igualmente proibida a utilização de imagens de pessoas exibidas no site. As referidas imagens são propriedade da Osteopatiasaúde ou usadas com a sua autorização, pelo que qualquer uso não autorizado das imagens pode violar a legislação vigente.
Este site contém links para outros sites. A Osteopatiasaúde não é responsável pelos conteúdos destes últimos, nomeadamente pela sua conformidade no que toca à protecção de dados pessoais, direitos de autor e outros.
Data última actualização: Setembro 2019
Termos de Utilização
OSTEOPATIASAÚDE
Ligue já: 965 436 941 217 967 889
"A dor é inevitável,
O sofrimento é opcional"
Carlos Drummond de Andrade
Descubra o que a osteopatia pode fazer por si, ligue-nos agora
Como pode osteopatia melhorar dificuldades respiratórios de quem sofre de asma '
Em pacientes asmático é muito comum os desconfortos, restrições de movimento e nalguns casos até dores com certa intensidade sentidas no corpo sobretudo na grelha costal. Estas dificuldades respiratória podem ser supremidas com o tratamento osteopático.
A asma é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias caracterizada pela falta de ar, aperto no peito, tosse e opressão torácica. A sua fisiopatologia resulta de contrações da musculatura brônquica e da hiperprodução de muco nas vias aéreas. Os músculos das vias aéreas tornam-se contraídos e o revestimento das passagens de ar incha, reduzindo a entrada de ar e produzindo o característico som de dificuldade respiratória - pieira.
Nos pacientes asmáticos, os músculos inspiradores tais como o diafragma e os intercostais encontram-se bloqueados e encurtados, resultando numa restrição de movimento da caixa toráxica inferior e inversão da função diafragmática. O uso da musculatura acessória da cintura escapular (pescoço e ombros), provoca uma anomalia nos mecanismos da respiração, exigindo um esforço suplementar dos músculos da região superior do tórax e da região dorsal, fazendo com que os ombros se aproximam-se mais das orelhas alterando o alinhamento da curvatura toráxica e o aumento da mesma. O tórax inferior diminui a sua amplitude com uma respiração curta e ineficiente, de maior gasto energético, favorecendo a acumulação de muco. Com o decorrer dos anos, estas alterações irão acentuar progressivamente as assimetrias nas cadeias musculares, podendo culminar no surgimento de deformidades toráxicas, limitação na mobilidade das estruturas peri-articulares (costelas, músculos, ligamentos, e tendões) e alterações das curvaturas da coluna vertebral.
TRATAMENTO OSTEOPÁTICO
O tratamento osteopático em pacientes com asma, incide na maior parte dos casos em aplicar técnicas específicas que permitem o reequilíbrio do sistema músculo-esquelético da região afetada, contribuindo para uma melhoria e controle da função respiratória.
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
DORES NAS COSTAS ? Hérnias e protusões discais, ciáticas, lombalgias, dorsalgias, artroses ...
LESÕES PROVOCADAS PELO TRABALHO ? Má postura, stress, esforços repetitivos...
OSTEOPATIA é para toda a família, desde os mais novos aos mais idosos.
Prestamos cuidados de osteopatia ao domicílio na região da grande Lisboa.