Argila no alívio das dores musculares e articulares.

O uso da argila como forma terapêutica, também conhecida por cataplasma de argila (rica em silício e diversos oligoelementos), potencie o alívio das dores musculares e articulares dados às propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que possui.

Algumas situações em que o cataplasma de argila pode ser útil são dor nas costas, dor nas pernas, artroses e relaxar, após uma contratura muscular, para facilitar o alongamento. Está contra-indicada em doenças inflamatórias agudas como a gota, tendinites, feridas na pele, em pancadas recente (com menos de 48 horas) e varizes.

 

COMO FAZER UM ENVOLVIMENTO COM ARGILA

Para o uso externo, deve-se preparar a argila em recipientes que não sejam de metal, exceto aço inoxidável e misturar com água tépida, até formar uma pasta cremosa. A seguir deve-se espalhar a argila na região afetada (previamente limpa) e deixar agir entre 20 a 30 minutos, e retirar com água morna.

 

CUIDADOS

  • Não se preocupe se durante o processo sentir a pele repuxar ou até mesmo ficar vermelha após a ter retirado;

  • Nunca se deve aplicar a mesma porção de argila mais do que uma vez;

  • É normal, no início dos tratamentos, parecer ocorrer um agravamento dos sintomas. Tal deve-se à libertação das toxinas do organismo.

  • Não se deve reaproveitar a argila já utilizada.
     

1/9